Biblioteca da sede do Agrupamento de Escolas de Arraiolos
Plano Anual de actividades 2007/08
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (sócio-pedagógica)
A escola é atravessada pela língua e pela linguagem, não há relação social, pedagógica… sem registo de linguagem escrita. A escrita e a leitura são processos interligados e indissociáveis.
O trabalho pedagógico assenta na interacção verbal, na concepção da língua como um todo orgânico.
Assim, consideramos importante desenvolver competências de leitura e de escrita e, em simultâneo criar o gosto por estas áreas.
Só há ensino se houver aprendizagem e como aprendemos melhor quando ensinamos / partilhamos – a partilha é um outro espaço que procuramos que seja apropriado pelos nossos alunos.
“As estratégias de interacção ajudam, as crianças menos (…) que beneficiam particularmente da vivência de situações de cooperação que parecem constituir “andaimes” no seu percurso de aprendizagem.” Santana, Inácia, 2003, A Função epistémica da escrita
ACTIVIDADES PROPOSTAS
Actividades de dinamização (actividades que divulgam a Biblioteca) e animação (actividades que promovem os recursos)
● CAMPANHA DE DOAÇÃO
- cada aluno e professor poderão trazer um livro que já não queiram
● HORA DO CONTO
- propomos que um grupo de alunos e/ou professores desenvolva este projecto conte histórias aos colegas / alunos (proposta ao grupo de estágio de Oficina do Teatro)
- Ilda Coelho destacada em Évora pelo ANIMARTE (sessões ao longo do ano)
● ENCONTRO COM A AUTORA Margarida Pedrosa
- a relação entre a escrita e a História (início do 3 período)
- a literacia 3º ciclo 23 Janeiro
- curiosidades da História – 2º ciclo 30 Janeiro
● SESSÃO de POESIA Carlos Mota Oliveira
– (27 de Fevereiro) para alunos do secundário
● SESSÕES de FORMAÇÃO
– ao longo do ano – para docentes e discentes do agrupamento de pesquisa
bibliográfica no programa, com a duração de 30 minutos e inscrições prévias
● FEIRA DO LIVRO – (de 10 a 12 de Dezembro) e (durante a semana cultural – de 10 a 13 de Março)
● NOVIDADES - Folha informativa mensal (a afixar na sala de professores em placard próprio)
● ELABORAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET – Continuação
● TROCA DE POSTAIS - NATAL E S. VALENTIM / EXPOSIÇÃO DE POSTAIS FEITOS PELOS ALUNOS
● ENCONTRO COM ESCRITORES (carece de contactos confirmados e de projectos dos professores)
● BOLETIM BIBTECA – periodicidade trimestral
● EXPOSIÇÃO DE CARTOONS – ao longo do ano
● JORNAL de parede
● JORNAL do Agrupamento em parceria com a Câmara Municipal e com o agrupamento de associações O Monte-Ace
● CAMPANHA de troca de manuais entre os alunos
● AQUISIÇÃO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS ou PÚBLICO, VISÃO JÚNIOR, JORNAL DE LETRAS, A PÁGINA da EDUCAÇÃO, O OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO
Actividades de organização
● REGISTO DE TODO O MATERIAL DA BIBLIOTECA NUMA NOVA BASE DE DADOS – Continuação
● REGISTO DA ORIGEM DE TODO O MATERIAL que entra na Biblioteca
● SESSÕES de FORMAÇÃO
– ao longo do ano – para docentes e discentes do agrupamento de pesquisa
bibliográfica no programa, com a duração de 30 minutos e inscrições prévias
● LIVRO DE PRESENÇAS
- cada aluno assinará o livro e registará a tarefa efectuada
● PROTOCOLO DE PARCERIA COM A BIBLIOTECA MUNICIPAL
● ATRIBUIÇÃO DE COTAS Continuação
● CATALOGAÇÃO E INDEXAÇÃO DAS MONOGRAFIAS - CONTINUAÇÃO
● ESTATÍSTICA de Presenças e Requisições – No final do ano dar-nos-á uma informação mais correcta sobre a utilização e os utilizadores da biblioteca.
OBJECTIVO - ● Proporcionar um espaço de promoção da Literacia e do Livro (Plano Nacional de Leitura) - parceria com a Biblioteca Municipal e a Coordenadora do PNL da escola
A Coordenação da Biblioteca
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (sócio-pedagógica)
A escola é atravessada pela língua e pela linguagem, não há relação social, pedagógica… sem registo de linguagem escrita. A escrita e a leitura são processos interligados e indissociáveis.
O trabalho pedagógico assenta na interacção verbal, na concepção da língua como um todo orgânico.
Assim, consideramos importante desenvolver competências de leitura e de escrita e, em simultâneo criar o gosto por estas áreas.
Só há ensino se houver aprendizagem e como aprendemos melhor quando ensinamos / partilhamos – a partilha é um outro espaço que procuramos que seja apropriado pelos nossos alunos.
“As estratégias de interacção ajudam, as crianças menos (…) que beneficiam particularmente da vivência de situações de cooperação que parecem constituir “andaimes” no seu percurso de aprendizagem.” Santana, Inácia, 2003, A Função epistémica da escrita
ACTIVIDADES PROPOSTAS
Actividades de dinamização (actividades que divulgam a Biblioteca) e animação (actividades que promovem os recursos)
● CAMPANHA DE DOAÇÃO
- cada aluno e professor poderão trazer um livro que já não queiram
● HORA DO CONTO
- propomos que um grupo de alunos e/ou professores desenvolva este projecto conte histórias aos colegas / alunos (proposta ao grupo de estágio de Oficina do Teatro)
- Ilda Coelho destacada em Évora pelo ANIMARTE (sessões ao longo do ano)
● ENCONTRO COM A AUTORA Margarida Pedrosa
- a relação entre a escrita e a História (início do 3 período)
- a literacia 3º ciclo 23 Janeiro
- curiosidades da História – 2º ciclo 30 Janeiro
● SESSÃO de POESIA Carlos Mota Oliveira
– (27 de Fevereiro) para alunos do secundário
● SESSÕES de FORMAÇÃO
– ao longo do ano – para docentes e discentes do agrupamento de pesquisa
bibliográfica no programa, com a duração de 30 minutos e inscrições prévias
● FEIRA DO LIVRO – (de 10 a 12 de Dezembro) e (durante a semana cultural – de 10 a 13 de Março)
● NOVIDADES - Folha informativa mensal (a afixar na sala de professores em placard próprio)
● ELABORAÇÃO DE UMA PÁGINA NA INTERNET – Continuação
● TROCA DE POSTAIS - NATAL E S. VALENTIM / EXPOSIÇÃO DE POSTAIS FEITOS PELOS ALUNOS
● ENCONTRO COM ESCRITORES (carece de contactos confirmados e de projectos dos professores)
● BOLETIM BIBTECA – periodicidade trimestral
● EXPOSIÇÃO DE CARTOONS – ao longo do ano
● JORNAL de parede
● JORNAL do Agrupamento em parceria com a Câmara Municipal e com o agrupamento de associações O Monte-Ace
● CAMPANHA de troca de manuais entre os alunos
● AQUISIÇÃO DO DIÁRIO DE NOTÍCIAS ou PÚBLICO, VISÃO JÚNIOR, JORNAL DE LETRAS, A PÁGINA da EDUCAÇÃO, O OBSERVATÓRIO ASTRONÓMICO
Actividades de organização
● REGISTO DE TODO O MATERIAL DA BIBLIOTECA NUMA NOVA BASE DE DADOS – Continuação
● REGISTO DA ORIGEM DE TODO O MATERIAL que entra na Biblioteca
● SESSÕES de FORMAÇÃO
– ao longo do ano – para docentes e discentes do agrupamento de pesquisa
bibliográfica no programa, com a duração de 30 minutos e inscrições prévias
● LIVRO DE PRESENÇAS
- cada aluno assinará o livro e registará a tarefa efectuada
● PROTOCOLO DE PARCERIA COM A BIBLIOTECA MUNICIPAL
● ATRIBUIÇÃO DE COTAS Continuação
● CATALOGAÇÃO E INDEXAÇÃO DAS MONOGRAFIAS - CONTINUAÇÃO
● ESTATÍSTICA de Presenças e Requisições – No final do ano dar-nos-á uma informação mais correcta sobre a utilização e os utilizadores da biblioteca.
OBJECTIVO - ● Proporcionar um espaço de promoção da Literacia e do Livro (Plano Nacional de Leitura) - parceria com a Biblioteca Municipal e a Coordenadora do PNL da escola
A Coordenação da Biblioteca
1 comentário:
olá:
já tive a ver o vosso blogue...
é uma boa iniciativa...
parabens...
hermenegildo
Enviar um comentário