Caros Colegas:
A sociedade da informação hoje está presente nas nossas vidas, em todos os lugares, momentos e espaços, traz-nos enquanto educadores um nível de exigência ética enorme no uso e utilização da informação por nós e pelos nossos alunos.
A sociedade através das TIC está globalizada e tudo aquilo que fazemos de bem ou de mal com a informação é amplificado.
Por isso, para nós professores, os desafios e responsabilidades aumentaram no uso e utilização da informação nas nossas práticas educativas, e a atitude que temos que ter de formação e orientação dos nossos alunos também aumentou.
Esta acção temática pretende ser uma viagem de reflexão sobre a problemática da Ética na Sociedade da Informação e sobre o nosso papel como educadores.
Papel Ético
A ética é um ramo da filosofia que de forma simples estuda e analisa, reflecte sobre os conceito de bom e mau, de certo ou errado, de responsável ou irresponsável. Estamos ao nível da intenção ética porque fazer, esclarecer, fundamentar os nossos actos no uso da informação.
Com os nossos alunos devemos reflectir com eles sobre a forma como utilizam a informação, a ética não se impõe é algo que realizamos nos nossos actos e atitudes. Podemos reflectir com eles sobre a necessidade da reflexão no uso da informação com respeito pelo outro
Mas o que é a Ética da Informação?
“ Declaramos o nosso desejo e compromisso comum de construir uma Sociedade da Informação centrada na pessoa, integradora e orientada para o desenvolvimento, em que todos possam criar, pesquisar, utilizar e partilhar a informação e o conhecimento, para que as pessoas, as comunidades e os povos possam aproveitar plenamente as suas possibilidades na promoção do desenvolvimento sustentado e na melhoria da qualidade de vida, tendo por base os fundamentos e princípios da Carta das Nações Unidas e respeitando plenamente e defendendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.” .
Declaração de Genebra
Constituição da República
Artigo 34º - Inviolabilidade do domicílio e da correspondência. É proibida toda a ingerência...nas telecomunicações e nos demais meios de comunicação...
Artigo 35º - A informática não pode ser utilizada para tratamento de dados... Salvo mediante consentimento expresso do titular..
Artigos 37º, 38º, 41º, 42º - Garantia das liberdades intelectuais, de expressão, de criação cultural, de protecção dos direitos de autor, etc...
Liberdade com responsabilidade e sem prejudicar terceiros
Declaração Universal dos Direitos do Homem
Artigo 1º - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
Propositura e fundamento ético para o uso da informação com responsabilidade e respeito pela dignidade humana.
A ética posta em prática revela-se na própria constituição do saber e no ambiente de trabalho da escola, e da vida, saudável e benéfico à realização da vida profissional de cada pessoa.
A adopção de padrões de conduta ética é uma exigência cada vez mais presente. A ética é aquilo que o professor faz e o que a sua escola e alunos praticam.
“A nossa capacidade básica na sociedade da informação, inclui tanto a arte criativa, como a arte da interpretação, com um design estético e criativo, que responsabiliza a forma como conduzimos as nossas vidas. Por outras palavras, nós precisamos da tecnologia da informação para: a arte da amizade, a arte de escolher, a arte do silêncio e arte de ouvir o outro e com o outro.” .
Rafael Capurro
Ética da Informação = Responsabilidade, Amizade e Dignidade
Não queremos que o Uso da Informação seja um problema de aplicação do Direito:
Queremos que o uso da informação seja sempre pautada por valores regulados, ou que resultem de princípios éticos que integrem, eduquem e façam os cidadãos/alunos ser responsáveis, solidários e dignos.
DICAS DE NETIQUETA, NÃO:
Utilizar o computador para prejudicar terceiros.
Interferir com o trabalho informático de terceiros.
Vasculhar os ficheiros informáticos de terceiros.
Utilizar o computador para roubar.
Utilizar o computador para prestar falsos testemunhos.
Utilizar ou copiar software pelo qual não pagou.
Utilizar os recursos informáticos de terceiros sem autorização.
Apropriar-se do trabalho intelectual de terceiros
Netiqueta Recursos Em Linha:
Mais informações na Internet sobre este tema:
Etiqueta para estudantes (em espanhol e outras línguas)
Bons conselhos sobre comportamentos em linha, quer para professores quer para alunos do 1º Ciclo ao Secundário.
http://www.eun.org/eun.org2/eun/en/ds_main_/content.cfm?lang=es&ov=13491
CyberNetiquette Comix
Animações que ensinam as crianças a utilizar a Internet de uma forma correcta e segura.
http://disney.go.com/cybersafety/
A Internet: Guia de utilização e Netiqueta
Repositório de boas maneiras que devem ser tidas em consideração na utilização dos distintos serviços da Internet.
http://homepage.esoterica.pt/~amcf/netiqueta/
ETICA DA INFORMAÇÃO
Não faças aos outros o que não queres que te façam a ti!
Respeito! Responsabilidade! Dignidade! Privacidade! Confidencialidade! Amizade! Convivialidade! Ser! Estar! Ser Solidário! Respeitar a Diferença!
Empenhado! Democratizar! Libertar! Ajudar! Liberdade Intelectual! Profissionalismo! Diversidade! Interculturalidade! Justiça!
Estas são as proposituras da Ética da Informação para um Mundo Melhor!
UMA ÉTICA INTERCULTURAL DE RESPONSBILIDADE E DIGNIDADE
Domingos Boeiro
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário